sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Em Vilhena 90% dos alunos das escolas estaduais fizeram o Saero


"Foi um sucesso a realização da primeira edição do Saero (Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia) em Vilhena”, disse a professora Maria Helena Ferrari, que nos dias 20 e 21 coordenou a aplicação dos testes a aproximadamente quatro mil alunos, o que representa cerca de 90% dos estudantes previstos para fazer as provas nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa no município. Conforme Maria Helena, a participação dos alunos só não foi maior porque choveu muito nestes dias em Vilhena. 

Os alunos do 2º, 5º, 6º e 9º ano do Ensino Fundamental e ainda do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio das escolas da rede estadual de ensino, dos três turnos de aula, tiveram duas horas e meia para fazer os testes e responder ao Questionário do Aluno. Através do questionário, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) obteve dados sobre o perfil socioeconômico e trajetória escolar dos estudantes.

Os professores das disciplinas, anos e níveis avaliados, além dos diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos das 13 escolas estaduais em Vilhena também responderam a questionários que servirão para traçar o perfil dos profissionais da educação do Estado de Rondônia.

“O Saero foi implantado no governo Confúcio Moura com o objetivo de fazer um diagnóstico do ensino público nas escolas da rede estadual e utilizar os resultados como propulsor de melhoria da qualidade do ensino em Rondônia”, disse a secretária Isabel Luz, ao destacar a ação da Seduc como sendo elemento de fundamental importância para a implementação das políticas públicas no setor educacional.

O coordenador regional de educação (CRE) de Vilhena, professor Edson Soares Nogueira, comparou o sistema de avaliação rondoniense ao Enem e Prova Brasil, realizados em nível nacional pelo Ministério da Educação. “A diferença é que o Saero respeita as características e especificidades do ensino na nossa região”, enfatizou.

A Seduc aplicou o Saero em todas as escolas urbanas e rurais da rede estadual de educação nos dias 19, 20 e 21 de novembro. De acordo com a Gerência de Avaliação e Estatística (GAE) da Seduc, a avaliação do desempenho dos alunos das escolas estaduais será feita anualmente.

Texto e fotos: Jovino Lobaz / Ascom Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu Recado para a Equipe Educa!