quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Governo realiza “Refletindo sobre a Violência nas Escolas”


O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizará na terça-feira (11), seminário Refletindo sobre a Violência nas Escolas, que terá início às 8 horas e o término previsto para as 18 horas, no Rondon Palace, na Capital. O público alvo do encontro são os diretores e orientadores educacionais das escolas estaduais, na jurisdição de Porto Velho.

Estarão participando do evento representantes do Ministério Público de Rondônia, do Conselho Estadual da Criança e Adolescente (CONEDCA), da Polícia Militar, entre outros órgãos da sociedade civil que são envolvidos e sensibilizados com essa temática.

A meta do seminário e discutir com os presentes o entendimento que a escola é o primeiro ambiente social que a criança e o jovem experimentam, antes disso, ou seja, na socialização primária se restringem a família, igrejas, vizinhos, enfim, um circuito bastante restrito. É na escola, aonde ele vai, realmente, experimentar um ambiente social – lá ele vai aprender a conviver com as diferenças e constituir um ser para si. Esse ser é para a sociedade.

Outro diferencial do seminário é fazer a abordagem sobre a urgência que essa realidade apresenta – e que muitos não percebem, pois deve-se tratar a violência na escola como um trabalho de lucidez quanto ao que esta sendo feito com nosso presente, mas, sobretudo, com o que nele se planta e define o rumo futuro, na perspectiva de renovar a capacidade de diálogo no qual o bem de todos esteja realmente em vista.

Sobre o seminário, a secretária da Educação, Isabel Luz reitera que a violência nas escolas tem preocupado o Governo e toda sociedade, principalmente, pela forma como esta tem se configurado. “A criação da Secretaria de Promoção da Paz (SEPAZ) vem ao encontro dessa difícil realidade de violência que nossas crianças e jovens enfrentam no dia a dia, e será uma parceria interessante   para trabalharmos esse tema dentro das escolas”, disse.

A Seduc possui uma equipe técnica multidisciplinar dentro da Gerência de Educação que trabalha este tema junto as coordenadorias regionais de educação, visando trazer esta discussão sobre violência no ambiente escolar como realidade, buscando dar tratamento e apontando soluções, pois deve-se ter um olhar mais universal, principalmente, por aqueles que pensam sobre a educação.

“O conflito e violência sempre existiram e sempre existirão, principalmente, na escola, que é um ambiente social em que crianças e jovens estão experimentando novas realidades e aprendendo a conviver com as diferenças, a viver em sociedade. Por isso estamos atentos, orientando e capacitando nossos diretores, professores e técnicos a lidar com estas situações de conflito”, destacou Isabel Luz.

 O objetivo do evento é possibilitar um momento de reflexão e repensar novas práticas na escola sobre violência.
Segue a Programação:

MANHÃ

7 h30min - Credenciamento
8h - Abertura
8h 30min – Mesa redonda - 10 minutos para apresentação das competências de cada órgão no combate a violência.

Participantes:

§  Representantes do Ministério Público de Rondônia
§  Representante do Juizado da Infância e da Juventude
§  Sr.ª Isabel Cristina Pivetta de Lima – Representante da TV Rondônia

TARDE

14h - Palestra: Tipo de violência
Psicóloga Ms. Ana Carolina Gomes Teixeira
15h – PROERD, JCC e Patrulha Escolar Major Claudemir Holanda
16h – Coffee Break
16h30min – Regimento – Orientações sobre como deve vir contido no regimento das escolas os direitos e deveres como as sanções que poderão ser aplicadas aos alunos.
17h – Formação de grupos para construção de proposta
17h30min – Apresentação das propostas
18h – Encerramento e Coffee Break

Fonte: Ascom/SEDUC
Texto: Celene Gomes 1170/RO
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu Recado para a Equipe Educa!