quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

REN de Vilhena empossa 52 gestores escolares eleitos no Cone Sul



GESTÃO DEMOCRÁTICA



Assim como ocorreu em diversos municípios de Rondônia, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), através da Representação de Ensino (REN) de Vilhena, empossou nessa segunda-feira (16) os 52 diretores e vice-diretores eleitos para administrar escolas da rede estadual de ensino em quatro municípios do Cone Sul. As cerimônias de posse foram realizadas em Vilhena – com a participação dos eleitos em Chupinguaia –, Cabixi e Colorado do Oeste.

A chefe de seção administrativa da REN de Vilhena, professora Maria Ester Bayerl Contriciani, conduziu os atos de posse, representando o secretário de Estado da Educação, Júlio Olivar. No decorrer das cerimônias, Maria Ester leu uma mensagem do governador Confúcio Moura e do secretário, preparada especialmente para a ocasião.

No texto, governador e secretário fazem o pacto de valorizar os profissionais da Educação, destacam os principais avanços do setor no primeiro ano de governo e pontuam as ações que a Seduc começou o ano de 2011 já desenvolvendo, como o ensino em tempo integral e o novo plano de carreira, cargos e remuneração para os trabalhadores da educação (leia abaixo a íntegra da mensagem).

Em Porto Velho, o governador Confúcio Moura e o secretário Júlio Olivar deram posse a 142 diretores e vice-diretores das escolas públicas estaduais da Capital. Em todo o estado foram empossados cerca de 550 gestores escolares.

Em cada cerimônia realizada pelo Estado, um dos eleitos leu o termo de compromisso firmado com o plano de gestão, e outro formalizou o juramento de posse que foi seguido por todos os eleitos presentes.

Segundo Júlio Olivar, desde esta segunda-feira as escolas estaduais entraram numa nova etapa da administração pública. “A posse dos diretores e vice-diretores, eleitos através do voto direto em novembro de 2011, tanto consolidou a implantação da Gestão Democrática na rede estadual de ensino, quanto tornou realidade o anseio dos trabalhadores em Educação de sair de uma ditadura velada à qual eram submetidos há décadas por governos descompromissados com a categoria”, disse o secretário.

“Nosso principal objetivo é fortalecer o ensino e ampliar a qualidade da Educação nas escolas públicas estaduais, a partir de maior participação da sociedade na definição do uso de recursos e práticas pedagógicas”, complementou.

A cerimônia de Vilhena contou com a presença do deputado federal Natan Donadon; o prefeito de Chupinguaia, Vanderlei Palhares; o vice-prefeito da cidade, Jacier Dias; o vereador José Garcia; o Major PM Rildo Flores, do 3º Batalhão de Polícia Militar; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Vilhena, José Ivanildo Araújo; e secretários municipais.

Em Cabixi, participaram do evento o prefeito Izael Dias e o seu vice, Marcos Martins; os vereadores Osmar Ogrodosk (presidente da Câmara Municipal), José Paula de Souza e Moacir Gritti; e o secretário de educação local, professor Averaldo Lino da Silva.

Em Colorado, entre as autoridades e representantes de organizações civis locais estiveram a secretária de Educação, Fátima Notaro; o vereador Moacir de Souza; o diretor da Faec, professor João Maria Weiber; o diretor-geral do Ifro, professor Carlos Henrique; representantes do Conselho Tutelar, Sintero e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. O assessor Natal Pimenta Jacob representou a Secretaria Executiva Regional de Vilhena.

Texto e fotos: Jovino Lobaz 

----------------------------------------------------------------------------------------------

Íntegra da mensagem do governador Confúcio Moura e do secretário Júlio Olivar, lida nas cerimônias de posse dos diretores e vice-diretores escolares nos municípios do interior do Estado

“Senhoras e senhores:

ESTE É UM MOMENTO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO EM RONDÔNIA

O Estado acabou de completar 30 anos de emancipação político-administrativa, tem séculos de existência, foi governado por dezenas de administradores, apresentou grande crescimento populacional nas últimas décadas e, atualmente, teve um ótimo salto econômico.

Mas, antes desse Governo, a educação nunca tinha sido colocada como prioridade, nem tida como o único caminho possível para o avanço em todas as frentes do desenvolvimento.

A instituição da Gestão Democrática na rede estadual de ensino, já no primeiro ano de mandato deste Governo, foi uma conquista histórica, merecida não só pelos educadores e trabalhadores da educação, mas também por alunos, pais e todo o povo rondoniense.

Acreditamos que as eleições de diretores e vice-diretores escolares representam importante instrumento de consolidação da democracia. Essa descentralização desencadeia a participação de toda a comunidade no processo de gestão escolar, a partir da qual, alunos, servidores da educação, pais, mães e responsáveis por alunos tornam-se protagonistas na formulação das políticas educacionais.

Com esse ato de posse dos diretores e vice-diretores escolares, pela primeira vez eleitos através do voto direto, o Governo de Rondônia deu mais um passo rumo ao objetivo de garantir e ampliar a qualidade do ensino ofertado pelo Estado aos nossos 200 mil alunos.
Contudo, senhoras e senhores, alcançar a excelência na Educação não é uma luta que o governador Confúcio Moura e o secretário Júlio Olivar podem vencer sozinhos. Assim como diz o lema deste Governo, é necessária a COOPERAÇÃO de todos nós para alcançarmos os bons resultados almejados.

Temos certeza que vocês, diretores e vice-diretores, se propuseram a enfrentar as urnas porque são educadores empenhados com a profissão que escolheram seguir.

Esse Governo firma o compromisso de dispor de todos os esforços para tornar a Educação de Rondônia modelo na formação de cidadãos bem preparados para a vida.

E a virada já começou. O ano passado foi de organização e elaboração de projetos. Ainda assim, além da consolidação da Gestão Democrática, caminhamos para outros avanços significativos. Redução da carga horária do professor para 26 horas em sala de aula; gratificação de unidade escolar para professores e técnicos; concessão de centenas de licenças-prêmio e conversão de licenças-prêmio em pecúnia.

Estreitamos o diálogo com o Sintero e as reivindicações da categoria passaram a ser ouvidas com respeito e atendidas, conforme acordado com as lideranças sindicais.

Em 2011, entre outras ações, o Governo lançou o projeto ESCOLA DE CARA NOVA.
Por meio do Programa de Apoio Financeiro, o PROAFI, a Seduc repassou cerca de R$ 30 milhões às escolas para a realização de manutenção e pequenos reparos. O recurso foi muito bem aplicado. As escolas melhoraram a aparência. Ficaram realmente de CARA NOVA.

Outro ato importante: dobramos o montante do investimento com o transporte escolar dos alunos em relação ao último ano do governo passado. Foram firmados convênios e contratos com as 52 prefeituras municipais.

Em 2012, vamos apertar ainda mais os passos. ‘NADA SERÁ COMO ANTES’, como diz uma música de Milton Nascimento.

Para este ano, ainda teremos a escola em tempo integral; o ensino médio renovador; salas de aula climatizadas; escolas informatizadas; diretores com melhores gratificações; salários melhores para todos os servidores; novo plano de carreira, cargos e remuneração para os trabalhadores da educação e a implantação da educação em tempo integral.

E as inovações não param por aí. Em 2012, queremos realizar os maiores jogos escolares da história e a primeira Feira Literária Internacional de Rondônia.

Queremos a construção de novas escolas, reformas e ampliações das unidades escolares, construções de quadras cobertas e mais qualidade no ensino para os nossos alunos.

Queremos mais ensino médio nas escolas indígenas e a implantação de escolas de alternância para os filhos das famílias moradoras da zona rural.

E queremos também premiação para as escolas, alunos, professores e gestores que apresentarem os melhores índices de desempenho educacionais.

Como vocês puderam notar, a lista de tarefas é extensa. Mas, juntos, e afinados com o propósito do GOVERNO DA COOPERAÇÃO, ‘NADA SERÁ COMO ANTES’. Vamos trabalhar incansavelmente para, através da Educação, transformar Rondônia num estado melhor para nossa gente viver.

Expressamos aqui nosso imenso respeito aos educadores de Rondônia e agradecemos a todos os técnicos da Educação que colaboraram para que a Gestão Democrática se tornasse realidade.

Aos diretores e vice-diretores que ora são empossados, muitos já com experiência em gestão escolar, BOM TRABALHO.

A Educação de Rondônia conta com vocês.
E vocês podem contar com o Estado.
‘NADA SERÁ COMO ANTES!’”

CONFÚCIO MOURA
Governador de Rondônia

JÚLIO OLIVAR
Secretário de Estado da Educação


Postado por : Luh Moraes

Um comentário:

  1. Desejo a todos os Gestores um excelente ano letivo!Que todos os projetos e metas possam ser alcançados com êxito!!

    ResponderExcluir

Deixe o seu Recado para a Equipe Educa!