segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Cultura - FESTA DA MENINA MOÇA

        Professores: Edson, Emanuel, Tiana juntamente com o  Patriarca indígena o senhor Capitão Aritimon


Após seis (6) décadas o Povo Aikanã inicia o processo de resgate cultural. Os Professores indígenas Carlos Aikanã e Luzia Aikanã acadêmicos do Curso de Licenciatura de Educação Intercultural juntamente com a comunidade indígena Aikanã, Kwazá e Latundê organizaram a Festa e contaram com seus parceiros: REN/VHA, SEMED/Chupinguaia, PLENA, Prefeitura Municipal de Chupinguaia, CIMI e UNIR.

Momento da Bebida Tradicional

A Festa da “menina moça” contou com a presença do Representante de Ensino Prof. Edson Soares Nogueira, Professor historiador Emanuel, Técnica de Educação Escolar Indígena Maria Ruth Campos, Chefe Pedagógica Prof. Tiana e professores do Campus de Ji-Paraná.

Meninas moças

Para a equipe da REN/VHA, a sensibilidade dos povos indígenas para a arte, especialmente para as festas tradicionais, permite compreender as relações entre o particular e o universal, as semelhanças e diferenças e diferenças entre tantos povos de épocas e lugares distintos, possibilitando, ainda, identificar aspectos que formam a identidade de um país, de uma região, de um grupo social e dos próprios indivíduos.

                   A Maloca do Povo Aikanã


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu Recado para a Equipe Educa!