Professores: Edson, Emanuel, Tiana juntamente com o Patriarca indígena o senhor Capitão Aritimon |
Após seis (6) décadas o Povo Aikanã inicia o processo de resgate cultural. Os Professores indígenas Carlos Aikanã e Luzia Aikanã acadêmicos do Curso de Licenciatura de Educação Intercultural juntamente com a comunidade indígena Aikanã, Kwazá e Latundê organizaram a Festa e contaram com seus parceiros: REN/VHA, SEMED/Chupinguaia, PLENA, Prefeitura Municipal de Chupinguaia, CIMI e UNIR.
Momento da Bebida Tradicional |
A Festa da “menina moça” contou com a presença do Representante de Ensino Prof. Edson Soares Nogueira, Professor historiador Emanuel, Técnica de Educação Escolar Indígena Maria Ruth Campos, Chefe Pedagógica Prof. Tiana e professores do Campus de Ji-Paraná.
Meninas moças |
Para a equipe da REN/VHA, a sensibilidade dos povos indígenas para a arte, especialmente para as festas tradicionais, permite compreender as relações entre o particular e o universal, as semelhanças e diferenças e diferenças entre tantos povos de épocas e lugares distintos, possibilitando, ainda, identificar aspectos que formam a identidade de um país, de uma região, de um grupo social e dos próprios indivíduos.
A Maloca do Povo Aikanã |
Nenhum comentário:
Postar um comentário