terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Seduc traz renomado educador português para conferência sobre formação de professores

António Sampaio Nóvoa


APRESENTAÇÃO OCORRE EM PORTO VELHO; A INSCRIÇÃO É GRATUITA

A convite da Secretaria de Estado da Educação, o reconhecido educador português António Sampaio Nóvoa, reitor da Universidade de Lisboa, estará em Rondônia nos dias 8 e 9 de fevereiro para proferir a Conferência sobre Organizações Escolares e Formação de Professores no Instituto Luterano de Ensino Superior - Ulbra (Rua João Goulart, 666, bairro Mato Grosso, Porto Velho - RO), com capacidade para 800 pessoas.
No primeiro dia de conferência, Nóvoa destina sua fala, sobretudo, aos gestores escolares. No dia 9, a palestra sobre Formação de Professores e Melhoria do Ensino será destinada aos técnicos da Seduc, dirigentes do Sintero, Undime, Conselhos Estaduais e Municipais de Educação; representantes de faculdades e universidades e das agências formadoras e empregadoras, a exemplo do Sesc, Sesi, Senai e Fiero.
O professor doutor António Nóvoa preparou especialmente para essa ocasião dois textos (anexos), cujo conhecimento prévio do conteúdo é basilar para a compreensão da conferência. Em “Nada substitui um bom professor”, Nóvoa propõe uma revolução no campo da formação de professores.
E no texto “Pedagogia: a Terceira Margem do Rio”, com título baseado em obra de João Guimarães Rosa, o educador partilha três argumentos sobre o ensino. Primeiro, propõe que “a pedagogia não se reconhece numa margem nem na outra. E muito menos numa disputa entre elas”. Depois, que “a pedagogia é, por definição, a terceira margem”. E por último, que “todo o ensino contém certa ideia do futuro e certa concepção dos seres que viverão este amanhã”.
Fundamentada nessas reflexões sobre a prática educacional, o objetivo da Seduc é realizar um encontro profícuo dos educadores rondonienses, a partir das experiências que o professor Nóvoa socializará com gestores de escolas públicas e privadas, estaduais e municipais, por sua significativa experiência, acumulada em estudos sobre organizações escolares em muitos e diferentes países.
A partir desta conferência, o Governo da Cooperação pretende conduzir a definição da Política de Formação Inicial e Continuada no Estado, em parceria com os órgãos de área afim.
As inscrições (formulário anexo) são gratuitas e podem ser enviadas via online para o seguinte endereço eletrônico:nepi@seduc.ro.gov.br. Mais informações pelo telefone (69) 3216-5385.
NOTORIEDADE - O educador português António Sampaio Nóvoa é catedrático e reitor da Universidade de Lisboa, doutor em Ciência da Educação pela Universidade de Geneve, e em História pela Universidade de Paris, e especialista em Organização de Ensino e Formação de Professores. Sua publicação é constituída por cerca de 150 títulos, dentre eles, “Profissão professor”, “Vida de professor: organização escolar em análise” e o “Regresso dos professores”. Este último dedicado a professores brasileiros.
Por sua experiência e reconhecida investigação de estudo sobre a profissão docente, ministra conferências em vários países em todos os continentes. A partir de 1994, tem visitado o Brasil para palestrar em congressos de educação a convite de universidades brasileiras.

PROGRAMAÇÃO
Dia 08/02/2012 (quarta-feira), das 14h às 18h
Tema: Organizar as Escolas para o Sucesso da Aprendizagem

Dia 09/02/2012 (quinta-feira), das 8h às 12h
Tema: Formação Continuada de Professores e Melhoria do Ensino
Assessoria de Comunicação / Seduc - Jovino Lobaz
Foto: Produção

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu Recado para a Equipe Educa!