segunda-feira, 17 de outubro de 2011

ESCOLA MACHADO DE ASSIS DÁ GRANDE PASSO PARA IMPLANTAR GESTÃO DEMOCRÁTICA


A Escola Machado de Assis realizou na noite de quinta-feira, 13, a Assembleia Geral Extraordinária com toda a Comunidade Escolar interessada na democratização das relações no interior da escola e com a garantia de espaços de efetiva participação da comunidade escolar nos processos decisórios da gestão escolar.
Na ocasião a Equipe Gestora, representada pelo Prof. Ronildo do Nascimento manifestou-se sobre a importância da participação da comunidade escolar neste processo para que seja efetivamente consolidada a gestão democrática na escola em todos os seus aspectos; o diretor ressaltou ainda que caberá ao Conselho Escolar zelar pela manutenção da escola e participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira, contribuindo com as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade de ensino. Eles têm funções deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras.
O Diretor informou ainda que se encontram abertas as inscrições para candidatos à Direção e Vice Direção da Escola e que a eleição dos conselheiros escolares será no dia 25 de outubro, e que a eleição de diretores e vice diretores será no dia 26 de novembro concomitantemente em todas as unidades escolares estaduais.
Durante a Assembleia o Coordenador Pedagógico e de Projetos, Prof. Marivaldo Pereira Damascena, explanou detalhadamente sobre o papel do Conselho escolar e de seus conselheiros através de síntese dos 12 cadernos sobre os Conselhos Escolares previamente estudados pelos professores, alunos e funcionários da escola; Marivaldo orientou ainda sobre pontos que pudessem gerar dúvidas, como, por exemplo: O que é um conselho escolar? Que decisões pode o conselho escolar tomar? Há algo que o conselho escolar não pode fazer? Quem pode ser membro do conselho escolar? Porque eu me interessaria em ser um membro do conselho escolar? Terei alguma responsabilidade legal? Com que frequência o conselho escolar se reúne? Como posso tornar-me membro do Conselho Escolar?
Estas e outras dúvidas foram explicitadas e após análise do Regimento do Conselho foi aprovado pelos presentes; após aprovação do Regimento do Conselho foi provocada a escolha dos candidatos a conselheiros e, feita a apresentação dos candidatos encerrou-se a Assembleia com uma  encenação  feita pelas alunas Tathy Taiane da Silva Moura e Cláudia Almeida da Silva falando sobre a importância da participação da comunidade escolar nas decisões da escola e da vida de seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu Recado para a Equipe Educa!