A segunda oficina do Pró-Letramento em Matemática aconteceu na quinta-feira, 15, no auditório da Representação de Ensino. A dinâmica dos crachás foi responsável para o inicio de uma boa convivência entre os colegas durante o andamento do curso. Como no primeiro dia de aula, os cursistas não escondiam a vontade de participar dos assuntos da pauta, principalmente da temática “o quê e como avaliar”.
Após a leitura compartilhada do texto “ A jóia da Amazônia”, o grupo levantou discussões sobre: plano de aula, e como é visto o aluno no momento da aprendizagem até ser avaliado.
De acordo com a Tutora Vanderleia Gallina, o fascículo em estudo apresenta o tema “avaliação”, e trás muitas indagações para a prática pedagógica. ”A avaliação auxilia nas decisões a respeito da aprendizagem do educando, atribuindo notas ou conceitos. No entanto, o que precisamos questionar constantemente em nossa prática é até que ponto estamos realizando uma avaliação justa, e se estamos realmente valorizando a aprendizagem que o aluno possui ”, afirma a tutora.
Depois de uma longa discussão tratando das formas avaliativas, nada melhor que falar de jogos, instrumentos colaborativos no processo educativo. O jogo Sudoku e dos envelopes foi um momento memorável e agradável durante a oficina. Para o professor Edilson Ortiz da Escola Machado de Assis, “ O jogo é fundamental na construção do ensino-aprendizagem, jogamos com duas crianças que estavam presente, e na prática foi observado o quanto é importante os jogos matemáticos em sala de aula e no cotidiano das crianças”, finaliza Ortiz com muita empolgação.
O próximo encontro será no dia 29/10 .
Nenhum comentário:
Postar um comentário