O evento aconteceu entre os dias 12 a 14, no Centro de Formação Piracolino (Chácara dos Padres). Lideranças do Sul de Rondônia e Norte do Mato Grosso e equipe técnica da REN/Seduc , estiveram reunidos para discutir fortalecimento entre as comunidades para melhorar a qualidade de vida dos povos.
Na sexta-feira,12, a Assembleia foi iniciada com uma apresentação Cultural da Comunidade Mamaindê com a dança da menina moça, e logo após foi debatido sobre a análise da conjuntura atual dos povos e projetos econômicos na Amazônia, buscando alternativas e mecanismo de resistência, fundamentadas dos princípios dos povos indígenas.
Já no sábado,13, discutiram a aprovação do estatuto da organização indígena regional, desafios do movimento indígena nacional, regional e local, e ainda feita à eleição da diretoria e aprovação do documento final.No encerramento no domingo, 14, foi feito o cronograma da reunião com as Associações e retorno das lideranças para as aldeias de origem.
Para a Coordenadora da Educação Indígena da REN/Vilhena, professora Maria Ruth Campos, esse encontro entre as lideranças é importante para a melhoria da qualidade de vida dos povos “fico feliz quando vejo as comunidades reunidas para tratar de projetos que beneficiem a todos. Parabenizo o organizador do evento Manoel Sabanê por incentivar todas as comunidades a participarem”, disse.
Na abertura o Representante de Ensino, professor Edson Soares Nogueira destacou a importância da Educação Indígena valorizando e incentivando os alunos a prosseguirem os estudos e que os futuros professores sejam da própria etnia.
O evento contou também com o apoio do Ponto de Cultura Cone Sul Plural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário