Aconteceu na terça-feira (26) a 1ª Reunião para Implantação da Rede de Prevenção das Violências – Regional Vilhena, no auditório do Ministério Público. Participaram os representantes dos municípios de Cabixi, Pimenteiras, e Vilhena.
A reunião técnica foi realizada através de uma parceria entre Prefeitura de Vilhena e Governo de Rondônia com o objetivo de repassar aos municípios as instruções necessárias para formação de Rede de Prevenção Contra Violências e Doenças Não Transmissíveis (DANTs). Ministrada pelas representantes da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (AGEVISA): Janilda Carvalho (responsável pela vigilância das violências nas Sisnanet – Sistema de Informação de Agravos de Notificação) e Carolina Rodrigues (psicóloga); além de Mabel do Nascimento (coordenadora da média e alta complexidade – gerência de programas estratégicos de saúde da SESAU).
Rede de Prevenção Contra Violências:
Na oportunidade foi demonstrado cientificamente que todas as ações aplicadas de forma isolada são insuficientes, e que as mesmas ações realizadas em parceria e cumplicidade certamente trarão melhores resultados.
Para a coordenadora Mabel do Nascimento a construção da rede é necessária para que cada órgão competente fale a mesma língua, assim a capacitação dos profissionais vai colaborar com a regional na formação da rede junto às instituições governamentais e não governamentais. “Nosso interesse é que cada Unidade de Saúde saiba encaminhar a pessoa vítima de agressão”, ressaltou.
Doenças Não Transmissíveis (DANTs):
De acordo com a enfermeira, Neide Ikino, as Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANTs) são doenças preveníveis através de ações voltadas a prevenção e promoção de saúde, “trata-se de doenças como câncer, diabetes, hipertensão e os agravos à saúde como é o caso das violências, inclusive as de trânsito, que corresponde em Rondônia às principais causas de internação, óbitos e gastos no setor Saúde”, explicou.
Violências de Trânsito:
A prevenção dos acidentes de trânsito também é considerada ação de promoção à saúde, pois compõe a maior causa de agravo em todo o Brasil. Segundo a psicóloga Carolina Rodrigues, o Plano da Década para Segurança Viária (2011 – 2020) foi lançado pela Organização Mundial de Saúde visando reduzir em 50% a mortalidade por acidentes de trânsito.
“Em Rondônia está sendo criado um comitê para a ação em nível estadual, mas cada município terá sua individualidade na elaboração do plano de ação, já que apresentam índices locais independentes”, complementou a psicóloga.
O município de Vilhena, por exemplo, apresenta indicadores de desenvolvimento humano comparáveis aos de cidades da região Sul do país; sendo considerado como a “Suíça” de Rondônia. Devido a estes indicadores e por fazer parte da cultura local, a ação solidária, considera-se que será muito fácil a formação da Rede de Prevenção das Violências. E até mesmo o auxilio aos municípios vizinhos.
ATT. Osniér Gomes Pereira Machado e Cledemar Jeferson Batista / participaram representando a REN – SEDUC /Vilhena – E serão os articuladores das ações referente a educação nas escolas estaduais de Vilhena.
Fonte e foto: Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário