A APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Vilhena através da equipe gestora, inaugurou um novo método de atendimento aos portadores de Necessidades Educativas Especiais – a Equoterapia.
A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo numa abordagem interdisciplinar nas áreas da educação, saúde e equitação, para pessoas com deficiências, buscando melhorias significativas no aspecto físico, psicológico, emocional, cognitivo, biopsicossocial, entre outros, que pode obter resultados benéficos de até 80% no convívio social.
De acordo com o Diretor Administrativo Pedagógico, professor Aimoré F. Barros, o atendimento para esse novo sistema só poderá ser iniciado mediante encaminhamento médico e avaliação dos profissionais que compõem a equipe. E para acompanhar a evolução do trabalho e avaliar os resultados obtidos ,deve haver registros periódicos das atividades envolvidas,sendo que a segurança física é uma preocupação constante da equipe.
Para o representante de Ensino, professor Edson Soares Nogueira, que esteve presente na solenidade da nova modalidade de atendimento, esse recurso é uma conquista da APAE para melhorar a qualidade de vida dos alunos atendidos pela instituição. ”Parabenizo a equipe gestora pelo esforço e por buscar melhorias para o atendimento dos portadores de Necessidades “,finaliza o Representante.
O programa será Coordenado pela Fisioterapeuta Adriana Paz, e a princípio atenderá 18 alunos. Para a implantação do sistema, a entidade construiu baia com dezoito metros de diâmetro e, por enquanto, contará com um animal para a prática da terapia. Os alunos terão sessões de trinta minutos três vezes por semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário