A escola é um espaço privilegiado para a construção da cidadania, onde um convívio harmonioso deve ser capaz de garantir o respeito aos direitos Humanos e educar a todos no sentido de evitar as manifestações da violência. Diante desse contexto a REN/Seduc-VHA, através da Coordenação de Orientação Educacional ,reiniciou junto aos gestores e orientadores educacionais o projeto “Escola que Protege: enfrentando a violência contra crianças e adolescentes”.
O projeto teve como abertura das ações uma Palestra com a Psicóloga Maria Helena, que fez várias reflexões sobre a proteção da criança e adolescente. Essa proteção está expressa no Estatuto da criança e adolescente de 1990, em seu artigo 5º citando que: nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência,discriminação, exploração,violência,crueldade e opressão”.
De acordo com a Psicóloga, “A escola tem papel fundamental nesse processo de proteger, promovendo ações educativas e preventivas que revertam o atual quadro de violência que estão sendo submetidas seja no ambiente familiar ou na comunidade”, destacou.
O Projeto é do governo federal e têm como parcerias os estados, através das Secretarias Estadual de Educação / REN’s, Universidades, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescentes, Conselho Estadual de Educação e Ministério Público.
Participaram da palestra 50 profissionais da Rede Estadual orientadores educacionais,coordenadores pedagógicos e psicólogas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário