A Representação de Ensino de Vilhena sediou entre os dias 03 e 04 de maio a “Oficina de Reestruturação do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas – SPE”. Organizada pelo Projeto “Arte & Prevenção”, apoiada pela AGEVISA/RO.
A Oficina contou com a participação de 16 unidades educacionais: 9 escolas da rede estadual, 6 escolas da rede municipal e de 10 jovens do Instituto Federal de Educação de Colorado d’Oeste.
O Representante de Ensino de Vilhena, professor Edson Soares Nogueira, destacou, durante a abertura do evento, a importância da integração dos segmentos envolvidos e participantes da oficina: Secretarias Municipais de Educação – SEMED, Saúde – SEMUSA, Assistência Social – SEMAS, Conselho Municipal da Criança e do Adolescentes – CMDCA, Conselho Tutelar, SINTERO/CNTE. Instituto Federal de Educação de Colorado d’Oeste e Coordenação Municipal de DST/HIV/AIDS de Vilhena.
As temáticas foram desenvolvidas pelo professor Cledemar Jeferson Batista, presidente do Grupo Beija-Flor – Direitos Humanos e Desenvolvimentos Sócio Cultural e pelos jovens protagonistas do SPE – Luciano Henrique da Costa e Bruna Angélica de Cacoal, e ainda a participação de Karen de Oliveira, do Projeto “Informação & Atitude” que apresentou a temática relativa a inclusão e a permanência nas escolas de travestis e transexuais nas escolas de Ensino Fundamental e Médio.
Ao final da Oficina as escolas foram organizada em 6 pólos com a integração de Agentes de Saúde, os quais elaboraram um conjunto de proposta de ações que serão desenvolvidas de junho a dezembro de 2011, nas unidades escolares e comunidade. E ainda houve a indicação de nomes que comporão o novo Grupo Gestor de Trabalho do Saúde e Prevenção nas Escolas do município de Vilhena. O relatório final será encaminhado às instâncias superiores para providências da criação do decreto municipal que reconhece o GGM/SPE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário